quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dicas para uma caminhada

Dia 11 de Agosto está chegando, e a Onda Viva promove uma caminhada cível a partir das 8h em frente à academia. Para render mais, elaboramos algumas dicas essenciais para uma boa caminhada.



1. Avaliação médica - Antes de qualquer iniciação de atividade física é importante passar por uma avaliação médica. Diabéticos e hipertensos devem ter atenção redobrada à este item.

2. Respirar corretamente - Pode parecer óbvio, mas tem muita gente que não respira direito, o correto é inspirar pelo nariz que tem mecanismos para filtrar o ar e tem uma ventilação mais eficiente e segura.

3. Postura - A cabeça deve estar centrada nos ombros, o queixo e a cabeça devem acompanhar o olhar. Mantenha os ombros relaxados, os braços devem estar para baixo levemente dobrados.

4. Alongamento - O alongamento é a palavra-chave para tornar a caminhada mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras.

5. Pratique com regularidade - Os exercícios físicos devem ser feitos três vezes por semana com intervalo entre 24 e 48 horas.

6. Cuidado com os pés - Prefira um tênis na hora da caminhada, ele deve ser leve, de solado flexível, salto baixo com sistema de amortecimento no calcanhar e amplo espaço para os dedos do pé.

7. Roupas Adequadas- Roupas claras e leves são ideais para caminhar, evite as roupas apertadas que possam comprometer a respiração e os movimentos.

8. Alimentação e hidratação - Mantenha a hidratação adequada antes, durante e após a atividade física. Beba água, não espere sentir sede para isso. Antes da caminhada faça uma refeição com leve, à base de frutas e sucos.

9. Local apropriado - O terreno plano é recomendado para evitar quedas.

10. Bons pensamentos - Quando sair para caminhar, deixe as preocupações de lado. Tente cultivar os bons pensamentos e utilizar a caminhada para relaxar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário